Autor: Clube de Ciência Viva
Esta atividade foi realizada no âmbito do Clube de Ciência Viva. Teve lugar no Auditório da escola sede do Agrupamento, no dia 16 de dezembro, tendo envolvido alunos do terceiro ciclo e a comunidade escolar.
De realçar que José Matos está ligado à Universidade de Aveiro como investigador de Física, mais especificamente de Astronomia. É também autor de livros sobre a história militar e o papel da força aérea na guerra colonial Portuguesa. Não obstante, a sua apresentação foi muito cativante, divertida e motivadora, fomentando momentos de boa disposição.
Desta maneira, conseguiu que os presentes se colocassem na situação dos astronautas, no espaço; mostrou vídeos que documentam as dificuldades da vida no espaço, como realizar necessidades fisiológicas, higiene pessoal, ou desenvolver tarefas diárias e rotineiras como comer, beber, praticar desporto; falou dos riscos associados a uma viajem ao espaço, nomeadamente a força a que fica sujeita a nave e os astronautas ao sair da Terra. Abordou também questões mais específicas, como o perigo de colisões com lixo espacial, que resulta de componentes de satélites já inativos e que ainda estão em orbita, a falta de atmosfera e de pressão do ar e ainda a radiação ultravioleta e os raios X.
Por último, promoveu o diálogo com os elementos do auditório e muitos dos presentes colocaram questões, que foram prontamente respondidas, sempre com sentido de humor, mas de forma cientificamente correta.
A seguir apresentamos o testemunho de uma aluna e de um professor.
Testemunho de uma aluna
Com o objetivo de obtermos breves noções aeroespaciais, fomos convidados a assistir à palestra do Professor José Matos.
Assim, presenciámos uma apresentação bastante envolvente, que nos deixou cativados e à vontade para expor as nossas dúvidas ou curiosidades relativas ao tema. Além disso, a apresentação de dados concretos, como marcos históricos e vídeos reais de astronautas impressionou-nos ainda mais, aumentando o nosso interesse por esta área.
Para concluir, penso que esta atividade foi extremamente didática e enriquecedora e todos nós gostaríamos de a repetir.
(Ana Cordeiro – Aluna de Física de 12º ano)
Testemunho de um professor
Gostaria de deixar o testemunho da conversa mantida pelo professor José Matos com os alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Abade Baçal no dia 16 de dezembro:
Penso que todos nos sentimos cúmplices, pois o seu entusiasmo, ritmo, clareza e objetividade foram motivadores para os presentes e criaram uma ótima atmosfera. Os alunos estiveram atentos e saíram contentes. Durante as aulas posteriores houve muitas questões originadas pelas pesquisas que os alunos fizeram, relacionadas com a informação partilhada e discutida com professor.
Por último, agradeço ao CCV – Bragança a oportunidade proporcionada.
(Manuel Diogo Cordeiro – Professor de Físico-Química)



