Autor: Clube de Jornalismo e Biblioteca Escolar
O dia 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Esta data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2005, para honrar as vítimas do Holocausto, a terrível perseguição e extermínio de milhões de judeus e outras minorias pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.
Esta data é significativa porque foi precisamente neste dia, em 1945, que o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, foi libertado pelas tropas soviéticas. Este campo foi um dos maiores e mais conhecidos durante o Holocausto, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas.
O objetivo desta data é refletir sobre os horrores do Holocausto, educar as gerações futuras sobre os perigos do preconceito, do racismo e da intolerância, e, além disso, garantir que algo assim nunca mais aconteça.
Assim, neste sentido, os alunos da Escola de Izeda realizaram leituras de excertos da obra “O Diário de Anne Frank”, promovendo a sensibilização e o pensamento crítico sobre os perigos do ódio e da indiferença.
