Autor: Clube de Jornalismo
O Dia Mundial da Poesia e da Árvore é comemorado, anualmente, no dia 21 de março. A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999.
Através da poesia, podemos perpetuar momentos passageiros e transformá-los em algo que ficará para sempre arquivado na nossa memória. A poesia “dá-nos asas”, liberta a nossa imaginação, pois, através dela, podemos ver com outros olhos toda a beleza que nos rodeia ou, metaforicamente falando, explorar o mundo complexo dos sentimentos.
Tal como as árvores são essenciais à vida, também a poesia nos fornece o oxigénio indispensável à nossa saúde, reduz a poluição mental, preservando e influenciando o meio social que nos rodeia e, ao mesmo tempo, ajuda-nos a combater uma série de vírus que, diariamente, tentam destruir o nosso ecossistema neurológico.
Assim, neste dia, ao observarmos a beleza de uma árvore, uma cerejeira em flor, por exemplo, saboreando antecipadamente o seu fruto suculento, celebremos também o poder e a força de todas aquelas palavras que foram capazes de transformar o mundo!