Autor: Afonso, 10º D
O programa Erasmus+ é uma iniciativa que promove o intercâmbio cultural e o desenvolvimento pessoal e académico. Para os jovens estudantes, é uma oportunidade única de conhecer outras instituições de ensino fora dos seus países de origem.
Neste sentido, o 10.º ano de escolaridade da Abade Baçal realizou uma viagem a Barcelona, entre os dias 11 e 17 de novembro. Assim, o percurso até Valladolid foi de autocarro e depois apanharam o avião, chegando ao destino cerca de uma hora e meia depois.
Nesse dia não houve atividades propriamente ditas, pois todos se dedicaram a conhecer melhor as famílias de acolhimento e a socializar com elas.
No segundo dia, teve lugar a primeira tarefa: após terem sido feitas as equipas, os alunos, depois de devidamente equipados de acordo com todas as normas de segurança, tinham de entrar no kayak e, com os seus pares, executar os exercícios que lhes eram pedidos. Nos dias seguintes, realizaram-se outras atividades, sendo que as mais destacadas foram visitar a Sagrada Família e praticar tiro de arco.
Participar no programa Erasmus é uma oportunidade única de explorar novas culturas, alargar horizontes e criar memórias inesquecíveis. Barcelona, com a sua mistura de história, arte e vida moderna, é o destino perfeito para uma experiência memorável.
A semana passada nesta cidade foi uma mistura de aulas estimulantes e momentos de lazer únicos. As escolas são dinâmicas e os professores proporcionaram e incentivaram discussões sobre tópicos variados, abrangendo a cultura dos dois países.
No entanto, à parte das atividades programadas pelos professores, os alunos também se reuniam à noite para praticarem outros desportos como, por exemplo, jogar bowling ou, simplesmente, para estarem todos juntos no salão de jogos!
O penúltimo dia foi passado com a família de acolhimento para a despedida poder ser feita de uma forma mais tranquila e informal.
Por fim, o domingo foi o dia de retorno, os elementos do grupo saíram da casa do respetivo parceiro, por volta da uma da tarde, para apanharem o avião. Na despedida, emotiva para os alunos de ambas as cidades, ficou a sensação de gratidão por tudo o que foi vivido e partilhado.






