Autor: Área Disciplinar de Inglês
“Halloween”
No âmbito da comemoração do Halloween, a Área Disciplinar de Inglês levou a cabo diversas atividades constantes do PAA, nomeadamente: decoração dos diferentes espaços escolares; Spooky Spoons Exhibition” e “Spooky Doors”.
A exposição “Spooky Spoons” mostrou dezenas de colheres decoradas com temas assustadores, misteriosos e divertidos, transformando simples utensílios de cozinha em verdadeiras obras de arte.
Cada aluno, juntamente com a sua família, teve a oportunidade de personalizar a sua própria colher, utilizando uma variedade de materiais como tintas, tecidos, adesivos e outros adornos de modo a criar designs inspirados no universo do Halloween. As colheres representaram monstros, fantasmas, abóboras, bruxas, morcegos, gatos pretose até figuras clássicas de filmes de terror, tal como o Drácula ou o monstro do Frankenstein.
A exposição proporcionou uma oportunidade única para os alunos explorarem a sua criatividade e a diversão do Halloween de uma forma lúdica e educativa. A atividade teve como objetivo promover a interação entre os alunos, envolver as famílias no processo criativo, desenvolver a expressão artística e celebrar o espírito de Halloween de forma divertida e assustadora. Além disso, a exposição criou um ambiente festivo e acolhedor nas escolas do 1º ciclo, onde todos puderam apreciar as diferentes interpretações do tema e divertir-se com o processo criativo.
Nas escolas de Izeda, Parada, Rossas e Artur Mirandela, os alunos mostraram, de forma exemplar, a sua veia artística, apresentando exposições verdadeiramente arrepiantes.
Os alunos das turmas do 2º e 3º ciclos participaram na atividade “Spooky Doors”. Desta forma, as portas das salas de aula das diferentes turmas foram forradas com papel de cenário e foram decoradas pelos alunos, que trouxeram elementos alusivos ao Halloween ou, em alternativa, deram largas à sua imaginação e à sua veia artística e desenharam e/ou escreveram figuras e mensagens relacionadas com a referida comemoração. A atividade teve muito boa aceitação por parte dos discentes, que participaram de forma entusiástica na decoração das portas. Por conseguinte, esse entusiasmo está patente em algumas frases que eles escreveram, onde mencionaram que a mesma foi “inspiradora”, “muito criativa”, “diferente”, “envolvente” e “divertida”. É de referir que todas as portas estavam muito apelativas, tendo sido usados materiais e técnicas diversas, salientando-se a capacidade criativa e a inspiração dos jovens artistas.
Em suma, a realização destas atividades contribui para divulgar as tradições e costumes dos países Anglo-Saxónicos; promover o sucesso na Língua Inglesa através de atividades de caráter lúdico, cultural e pedagógico e incentivar a criatividade e o trabalho colaborativo dos nossos alunos.



