“La Patasola” (Colômbia)

Autor: Ana Gonazalez, 7.º D

Diz a lenda que, há muito tempo, vivia numa floresta dos Andes uma criatura à qual deram o nome de “La Patasola”. Esta era considerada como que um vigilante da floresta e, como tal, atacava todos aqueles que por ali andam sozinhos.

Segundo reza a história, havia uma mulher que tinha sido infiel ao marido. Este, para a castigar, cortou-lhe uma perna e, devido à infeção que apanhou, acabou por morrer.  Então, por vingança, regressou da morte decidida a seduzir os homens que encontrava solitários, conduzindo-os à morte.

Como tal, esta criatura misteriosa, corre com uma velocidade surpreendente e, por isso, é um dos monstros mais temidos pelos mineiros, caçadores, lenhadores e todos aqueles que costumam frequentar aquela região.

Quem já a viu diz que ela é uma mulher muito bonita que, com a sua voz meiga, atrai os homens, seduzindo-os. Após captar a atenção de um deles, ela recua lentamente para a escuridão da floresta e, quando já estão afastados de todos e já não há qualquer saída, ela transforma-se numa mulher horrorosa, com olhos de fogo, uma boca enorme com dentes excessivamente grandes, semelhantes às de um felino,  os seus cabelos estão desgrenhados e servem para esconder o seu rosto feio.

Lenda ou não, o certo é que todos evitam andar sozinhos por estas bandas.

Scroll to Top