Mudam-se os tempos, mudam-se os jornais

Autor: Célsio Alegria - 9ºD

Desde a época das luzes, os iluministas, como Descartes, Denis Diderot e Rousseau, difundiram as suas ideias através dos jornais. Crucial na formação da opinião pública e cidadã, o jornalismo desempenha um papel fundamental no mundo. Fundamental… nas Revoluções Americana e Francesa, espalhando as ideias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

“Mudando-se os tempos, mudam-se as vontades” e o jornalismo não fugiu à regra! No século XX, reportagens de investigação, descobrem escândalos e promovem mudanças a nível social, cultural e político, como é o caso do Watergate. Quem diria que, após tantos anos da criação de Johannes Gutenberg, no século XXI, os jornais passariam a estar no telemóvel, no tablet da avó, no ecrã do café da esquina. Na era do digital tudo mudou, mas continua a garantir uma sociedade informada, vigilante e crítica.

O nosso jornal, OP, não somos tradicionalistas, mas segue algumas tradições…  Um espaço de partilha de ideias e de senso crítico. E a segunda é um lema: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” e, já agora, Camões, também se mudam os jornais.  Apelamos a todos para participarem na elaboração, das várias formas possíveis, deste nosso jornal, pois com o apoio de todos, ele pode ser Outra Presença importante na comunidade escolar!

Scroll to Top