Multiculturalidade na nossa Escola

Autor: Manuel Martins, 10º D

A multiculturalidade, ou seja, a presença de diversas culturas no mesmo local, é um pilar fundamental para uma sociedade inclusiva e plural. Consequentemente, ao reconhecermos e respeitarmos as diferenças entre todos, promovemos a igualdade de oportunidades e o respeito pelo Homem.

 Ao caminhar pelos corredores do nosso estabelecimento de ensino, a diversidade cultural é evidente. As conversas em vários idiomas, as roupas tradicionais e os diferentes estilos de vida são apenas alguns exemplos de como a multiculturalidade se manifesta no nosso dia a dia. Notoriamente, as culturas mais visíveis são as dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Espanha e França.

 No âmbito da disciplina de Filosofia, e para celebrar o “Dia Mundial da Filosofia”, que ocorre anualmente na terceira quinta-feira de novembro, a nossa Escola organizou e expôs uma exposição. A mesma consistiu num projeto em que os alunos do 10.º e 11.º anos, “aprendizes” de Filosofia, deram asas à imaginação e a partir de uma máscara facial branca coloriram-na, de modo a representar a multiculturalidade.

 Em síntese, a multiculturalidade, cuja morfologia é composta pelo prefixo “multi-“, que significa “muitas”, e pelo radical “cultura”, é um elemento primordial para a nossa educação e cidadania. Além disso, num mundo cada vez mais globalizado, a multiculturalidade permite que indivíduos de diferentes origens partilhem as suas tradições, valores e perspetivas, enriquecendo a estrutura social e promovendo uma compreensão mútua. Afinal, “por dentro, somos todos iguais” e é essa igualdade que nos une e fortalece, ou seja, “todos diferentes, todos iguais!”.

Scroll to Top