O reverso da medalha…

Autor: David Correia, 10º.D

…Vantagens e desvantagens de frequentar uma turma pequena

No ano letivo de 2024/2025, o curso de Ciências Socioeconómicas, como habitualmente, abriu na nossa escola, Abade de Baçal, verificando-se um número reduzido de inscrições neste ramo. Inicialmente, a turma era constituída por onze alunos, mas, pelos mais variados motivos, apenas quatro alunos do sexo masculino ingressaram na turma de ensino secundário. Consequentemente, todas as disciplinas são frequentadas apenas pelos quatro alunos, não se tendo verificado uma junção parcial com uma turma, de diferente área, nas disciplinas comuns a ambas.

Desta forma, os quatro estudantes desfrutam de uma série de vantagens. Assim, beneficiam de uma aprendizagem, na qual, o reduzido número de educandos permite aos docentes explicar mais pormenorizadamente os conteúdos, dedicar mais tempo ao esclarecimento de dúvidas dos jovens e, além disso, possibilita um feedback  imediato e detalhado dos professores sobre o desempenho dos alunos. Assim sendo, os alunos podem usufruir de um ensino “privado”, uma vez que têm “os docentes sempre à sua disposição”, pelo que as aulas se tornaram muito mais produtivas. Assim sendo, os estudantes consideram-se privilegiados por poderem iniciar o secundário com estas condições.

Por outro lado, o número reduzido de estudantes na turma tem algumas pequenas desvantagens. Por conseguinte, os alunos ficaram com algum sentimento de isolamento, porque nunca tinham tido uma turma tão reduzida. Além do mais, os rapazes sentiram dificuldade em realizar alguns desportos coletivos nas aulas de educação física.

Em suma, frequentar uma turma pequena tem inúmeras vantagens em termos de atenção personalizada e interação muito mais próxima, contudo também existem alguns entraves, que, neste caso, os educandos superaram graças à sua resiliência e constante apoio dos professores.

Scroll to Top