Os Desafios de uma Escola Multicultural

A escola é, por excelência, não só um espaço de aprendizagem, mas também um reflexo da sociedade em que está inserida. Assim sendo, em contextos multiculturais, onde convivem alunos oriundos dos mais diversos países, a interação escolar torna-se mais complexa e, simultaneamente, mais rica. Desta forma, a presença de várias culturas numa sala de aula proporciona diferentes oportunidades quer para a aprendizagem quer para a construção de uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva.

Porém, a integração destes alunos não se pode limitar à sala de aula, pois é de extrema importância que, em todos os espaços escolares, eles sejam devidamente apoiados e acompanhados para que possam, mais rapidamente, desenvolver competências quer ao nível da convivência com os novos colegas, quer no que diz respeito à aprendizagem de uma nova língua.

Concluindo, apesar de todos os desafios e constrangimentos, uma escola multicultural tem todas as condições para ser um espaço de enriquecimento mútuo e de partilha, onde todos aprendem com as diferenças de cada um, tornando-os cidadãos mais conscientes, mais tolerantes e, sobretudo, capazes de identificar e ultrapassar barreiras culturais existentes.

Scroll to Top