Autor: Equipa das Bibliotecas Escolares
No âmbito do Plano de Ação para a Leitura, o Agrupamento de Escolas realizou, no início do ano letivo 2024/2025, um questionário dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário. O objetivo foi avaliar os hábitos de leitura e compreender as suas preferências literárias. Os resultados revelam uma tendência encorajadora: a maioria dos alunos mantém uma relação positiva e regular com os livros.
Dos 75 alunos inquiridos no 2.º ciclo, a maioria demonstra gosto pela leitura. Destacam-se os seguintes dados: 61 alunos gostam de conversar sobre os livros que lêem; 58 gostam de receber livros como presente; 70 discordam da ideia de que “ler é difícil”; 69 consideram a leitura divertida; 63 afirmam gostar de ler, sendo que 33 concordam plenamente com a afirmação.

O género literário ou temáticas mais apreciados são a Banda Desenhada/Manga (47 respostas: Gosto muito/É o que prefiro); Aventura/Mistério/Policial (35 respostas) e Poesia (34 respostas).

Em termos de frequência, 34,6% dos alunos indicam ler todos os dias; 26,7% uma ou duas vezes por semana e 26,7% quando têm tempo livre, verificando-se uma regularidade significativa na prática leitora.

No que concerne ao volume de leitura, 54,7% dizem ler um livro por semana e 20% um por mês, demonstrando, assim, um envolvimento regular com esta prática. Os alunos que indicaram outra opção (16) especificaram que podem demorar 15 dias, 2 meses ou algumas horas.

No 3º ciclo e ensino secundário o total de inquiridos foi 232 alunos, dos quais 49,6% do sexo feminino e 50,4% do sexo masculino. A maioria revela, também, uma atitude positiva face à leitura com 186 a indicar que gostam de ouvir ler; 170 consideram ler uma atividade divertida; 155 rejeitam a ideia de que “só lêem se for obrigatório”; 142 gostam de partilhar as suas leituras; 137 apreciam receber livros como prenda e 134 gostam das sugestões literárias dos professores.

Quanto aos géneros favoritos, lideram os livros de Aventura/Mistério/Policial (124 respostas: “É o que prefiro” e “Gosto muito”), seguidos de obras baseadas em acontecimentos ou histórias reais (115).

Relativamente à frequência/regularidade de leitura, 30,2%, representando 70 alunos indicam que lêem todos os dias; 29,3% (68) uma ou duas vezes por semana e 5,2% (12), uma ou duas vezes por mês. Verifica-se, pois, uma prática regular de leitura em mais de metade dos alunos que responderam ao questionário.

No que diz respeito ao número de livros lidos, 15,1% referem ler um por semana e 44,8% um por mês. Das 67 respostas que assinalaram em outra opção indicam 2 ou 3 semanas, 2 ou 3 meses, entre outras.

Um elevado número de alunos continua a preferir livros em papel (89,7%), embora 53,4% também leiam em suporte digital e 24 alunos referem não ler em suporte digital.


Por fim, de referir que o recurso a audiolivros é assinalado por 21,1%, correspondendo a 49 alunos.

Estes resultados revelam não apenas o gosto pela leitura entre os alunos, mas também o seu compromisso com uma prática regular e diversificada. A preferência por diferentes géneros, o uso de múltiplos suportes e a frequência de leitura demonstram que ocupa um lugar relevante no quotidiano escolar e pessoal dos alunos. Através dos dados obtidos pelo questionário percebe-se a importância de continuar a promover o acesso ao livro e o prazer de ler desde os primeiros anos de escolaridade.