Alunos de 9º ano e de 12º, experienciam dia na Faculdade de Medicina – Hospital de São João e realizam cruzeiro no Rio Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia

Autor: Alunos do 9º ano, 12º Geriatria e docentes acompanhantes da visita

No passado dia 9 de maio, os alunos das turmas de nono ano e do curso de geriatria, do 12º ano, do nosso agrupamento, realizaram uma visita de estudo à cidade do Porto, acompanhados pelas docentes das disciplinas de físico-química, Anabela Vicente, Ana Paula Celeirós, Helena Diegues e Lígia Paula, e de ciências naturais, Sónia Rodrigues.
A referida visita foi o culminar de um trabalho desenvolvido ao longo do ano que envolveu diversas disciplinas do mesmo nível de ensino e que demonstra o trabalho de articulação entre os docentes, assegurando e reforçando que este trabalho conjunto permite o Desenvolvimento de Autonomia Curricular dos alunos.
A visita envolveu dois destinos tanto antagónicos como complementares: a visita ao museu de anatomia da Universidade de São João, onde se trata da saúde de pessoas e se desenvolve a ciência em prole de uma vida saudável e em equilíbrio e a realização do Cruzeiro das seis pontes do Rio Douro, onde as pessoas encontram o seu equilíbrio e reconhecem a importância do meio envolvente para um bem estar, que para além de físico, também tem de ser mental e social.
A Visita ao Museu de anatomia permitiu alargar horizontes, mobilizou saberes transversais e desenvolveu a autonomia e autoconfiança dos alunos. Permitiu realizar um ensino ativo, contribuiu para aprendizagens integradoras da realidade, para a formação do espírito científico, pois foi possível identificar os diferentes órgãos dos sistemas do organismo humano, em exemplares humanos doados para investigação. Esta área possibilita um conhecimento direto do corpo humano que demonstra o contributo da ciência e tecnologia para a saúde e equilíbrio do organismo humano. Este espaço abriu portas para um complemento e reforço dos conteúdos tratados em sala de aula, destacando-se que, em aulas posteriores à visita, os alunos têm recorrido a descrições do que experienciaram no museu.
O Cruzeiro das sete pontes no Douro desempenhou um papel formativo no que respeita ao desenvolvimento de uma cidadania responsável e participativa empenhada, no respeito pela preservação do património natural, histórico, artístico, cultural e científico. Foi uma estratégia que contribuiu para a formação integral dos alunos e promoveu o salutar convívio entre professores e alunos.
Realça-se, ainda, a sua importância para a abordagem de diversas aprendizagens essenciais que se cruzam em diferentes disciplinas, desde a localização geográfica, relativamente a Bragança e no país, a identificação de elementos químicos comuns aos seres vivos e às construções urbanas, bem como a modelação matemática, no contexto da vida real, que envolvem funções polinomiais e a identificação de representações gráficas de uma função, nas pontes.
Destacamos, ainda, o empenho e apoio da equipa da direção da escola e serviços administrativos e do clube de Ciência Viva, para a realização de visitas de estudo, dando oportunidade aos alunos da nossa escola, de conhecerem espaços de ciência, investigação, saúde, lazer, salientando que tiveram oportunidade de conhecer um pouco do centro histórico do Porto e a Ponte Luiz I, que testemunham uma Obra-prima da criatividade humana, na articulação harmoniosa das ruas com o espaço envolvente e em especial com o rio Douro e Vila Nova de Gaia, classificados Património Cultural, pela Unesco.
Finalmente, considera-se que o contacto com a Cidade do Porto e a Universidade poderá ter despertado uma motivação dos alunos para o prosseguimento de estudos, através do contacto com instituições do ensino superior.

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