Autor: Inês e Rafael Saraiva- 8º C - Docente: Anabela Vicente
Os alunos da Turma C do 8.º ano realizaram uma atividade experimental no âmbito da disciplina de Físico-Química, dedicada ao estudo dos ácidos e bases no laboratório da escola, permitindo transformar conceitos teóricos em experiências práticas e visuais. Através de materiais simples do quotidiano, os alunos puderam compreender como estas substâncias se comportam, como podem ser identificadas através da mudança de cor com indicadores e realizar pequenas reações químicas de forma segura.
A aula iniciou com uma breve apresentação sobre o que caracteriza um ácido e uma base, destacando exemplos comuns: o vinagre e o limão como ácidos; o sabão ou o bicarbonato de sódio como bases, a água com açúcar como soluções neutras. Depois, os alunos passaram à fase prática, utilizando indicadores naturais, como o sumo de couve-roxa, que muda de cor conforme o pH da substância testada.
Divididos em grupos, os estudantes testaram várias soluções previamente preparadas pela docente. O entusiasmo aumentou à medida que o indicador colorimétrico Azul de Tornesol ficava vermelho em contacto com ácidos, azul-arroxeado com soluções básicas e neutras. Com o indicador de Solução alcoólica de Fenolftaleína as soluções neutras e ácidas ficavam incolores e as soluções Básicas mudavam par Carmim Cada mudança de cor era uma descoberta que tornava o conceito de pH muito mais claro e intuitivo.
Para além das observações, a atividade incentivou o trabalho cooperativo, o registo de dados e a formulação de conclusões. Os alunos compreenderam que a ciência é feita de perguntas, experiências e interpretação dos resultados. Para garantir que a atividade decorresse em segurança, os alunos tiveram ainda de recordar e aplicar a utilização correta das regras de segurança laboratoriais, fundamentais para prevenir acidentes e para promover boas práticas científicas, estudadas no 7º Ano.
No final, a turma concluiu que aprender através da prática torna o estudo da química mais interessante, mais próximo do dia a dia e mais fácil de compreender. A atividade sobre ácidos e bases revelou-se uma forma divertida e envolvente de descobrir como a química está presente em tudo o que nos rodeia.
