Escola de Izeda (re)vive tradições em Dia de São Martinho

Autor: Professoras Ana Cristina Martins, Ilda Henriques, Fátima Canteiro

A comunidade escolar de Izeda celebrou, no passado dia 14 de novembro, o tradicional magusto de São Martinho, numa manhã marcada pela alegria, convívio e preservação das tradições locais.

Os preparativos começaram antes, com os alunos a elaborarem cartuchos de papel destinados a guardar as castanhas assadas reforçando-se, assim, o envolvimento na atividade.

Apesar da chuva, alunos, professores e assistentes operacionais deslocaram-se para a “Casa do Povo”, onde os aguardava uma mesa variada de comida e bebidas, convidando à partilha e ao convívio entre todos.

A Junta de Freguesia de Izeda colaborou ativamente na iniciativa, encarregando-se de assar as castanhas. No exterior, uma grande fogueira permitiu assá-las de forma tradicional, proporcionando as delícias dos presentes, num momento muito apreciado.

As crianças do Pré-escolar e os alunos do 1.º e 3.º ciclos aproveitaram o espaço para brincar e socializar, num ambiente descontraído e festivo. As alunas de 7º ano fizeram pinturas faciais coloridas e criativas aos mais novos, para entusiasmo dos mesmos.

A celebração do magusto na escola de Izeda voltou a promover o convívio, a reforçar os laços entre a comunidade e ajudou a manter viva uma tradição profundamente enraizada tanto na cultura portuguesa como na identidade local.

Scroll to Top