3 de dezembro

Autor: As professoras do CAA EB Augusto Moreno, Paula Sanches e Susana Miguel

No dia 3 de dezembro, assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no CAA da Escola Básica Augusto Moreno, com a dinamização de atividades, de modo a sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade, para a promoção da inclusão e, principalmente, para desenvolver uma consciência cívica, social, empática e solidária.

Os alunos das turmas do 1º ciclo, onde os alunos da sala especializada estão integrados, assistiram à apresentação e reflexão do vídeo “Ouriço – Porco Espinho (What would Christmas be without love?)” e foram encorajados a construírem um mural alusivo à inclusão, em papel de cenário, através da pintura do laço do infinito com o decalque das suas mãos. Todos os alunos receberam, também, um marcador de livro com uma mensagem inclusiva para assinalar a sua visita ao CAA. Os alunos participaram de forma ativa e entusiasta nas atividades propostas.

A semana da Inclusão terminou de forma memorável com a atuação do grupo Dance Inclusion, do Centro de Educação Especial da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, onde a dança aliada à inclusão transmitiu energia, alegria e emoção, que se fizeram sentir em toda a comunidade educativa, contagiando todos os presentes para a dança.

Concluímos que é necessário este tipo de sensibilização e reflexão, para que atitudes, formas de estar e reagir se tornem cada vez mais empáticas, inclusivas e integradoras.

Scroll to Top