Autor: Inês Melgo, 12º B
No dia onze de dezembro de 2024, pelas 20:30h, realizou-se, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, mais um sarau literário promovido pelo departamento de Português, que recebe o nome de “Café com Pessoa”. O evento destinou-se a homenagear um dos mais célebres nomes da literatura portuguesa, Fernando Pessoa, através de uma celebração que reuniu alunos, professores e familiares.
No âmbito do estudo de Fernando Pessoa e das suas múltiplas facetas, tal como é apanágio há vários anos, os docentes de Português, em colaboração com os responsáveis da Biblioteca, convidaram os alunos finalistas, bem como os seus familiares e outros professores, a mergulhar nesta afável e, com certeza, inesquecível experiência literária.
Neste sentido, o espaço encontrava-se eximiamente decorado de acordo com o tema, evocando a essência do poeta e dos seus heterónimos. As mesas exibiam toalhas com o rosto de Pessoa e fragmentos de poemas do autor. No centro, ramos de flores, numa clara alusão à época festiva e a Alberto Caeiro, conferiam um tom agradável e acolhedor ao ambiente. Numa mesa em destaque símbolos da odisseia marítima portuguesa a evocar “Mensagem”. Livros, poemas e marcadores de páginas inspirados na obra de Pessoa complementavam o cenário, imergindo os presentes no universo literário do escritor.
Deste modo, o evento teve início com as palavras de boas-vindas das professoras Paula Romão e Luísa Diz Lopes que, além de elucidarem brevemente os convivas sobre como a atividade se ia desenrolar, facultaram informações imprescindíveis para o entendimento da complexidade que o estudo deste escritor representa. Foram também as docentes que abriram caminho e iniciaram a leitura dos poemas, encorajando, assim, os alunos, que, ligeiramente dominados pela ansiedade, aguardavam a sua vez de participar. A primeira foi Carla Edra, do 12ºB, que declamou “Autopsicografia”, uma escolha acertada para dar início a este momento. O texto dá a conhecer, exatamente, a teoria do fingimento artístico e, por conseguinte, explica a existência de outras identidades associadas a Fernando Pessoa – os heterónimos.
Assim sendo, o sarau desenrolou-se num ambiente animado e envolvente. Os presentes podiam, a qualquer instante, levantar-se e iniciar a leitura de excertos, sendo, no final da declamação, agraciados com aplausos encorajadores. Durante os intervalos entre as leituras, os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de se deliciar com bolos, chá e café, abrindo, assim, espaço para momentos de convívio e criando uma atmosfera acolhedora e agradável para todos numa fria noite de dezembro.
Em suma, o “Café com Pessoa” foi, acima de tudo, uma atividade destinada a celebrar a obra desta singular personalidade portuguesa do século XX e, sobretudo, do papel da literatura na formação pessoal e cultural de um indivíduo. Eventos como este evidenciam a relevância de manter viva a memória de grandes autores e o momento será, indubitavelmente, recordado com enorme carinho, apreço e saudades pelos alunos que se encontram no fim da sua caminhada escolar. Esperamos que este sarau continue a ser um marco na agenda cultural do Agrupamento de Escolas Abade Baçal nos anos vindouros e que muitos outros discentes tenham a oportunidade de desfrutar desta singular atividade, que mantém viva a paixão pela literatura e promove o convívio entre alunos e professores.



